Busca  
  Datas comemorativas   
Material Complementar.  

Vida ameaçada




Em 5 de setembro é celebrado o Dia da Amazônia, uma data para pensarmos, mais uma vez, sobre como podemos preservar um dos mais importantes patrimônios naturais da humanidade. 

Abrangendo nove países, a Floresta Amazônica ocupa quase metade da América do Sul: é a maior floresta tropical do mundo. São 5 milhões de km² de Amazônia Legal, situada somente em território brasileiro. Na Amazônia localiza-se também o Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água, com uma bacia de mais de 3 milhões de km² e aproximadamente 1.100 afluentes. Com números tão expressivos, a floresta atrai cada vez mais olhares –  principalmente de estrangeiros.

Apesar de essencial ao equilíbrio ambiental do planeta, há décadas a Floresta Amazônica está sendo desmatada pelos mais diversos motivos: construção de estradas, criação de gado, plantação de soja, exploração da madeira etc. A velocidade assusta: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou desmatamento de 6.238 km² da Floresta Amazônica de agosto de 2010 até julho de 2011. Por motivos como esse, várias organizações governamentais surgiram com o objetivo de conscientizar a sociedade e os governantes sobre a necessidade de desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica, com a consequente preservação de seus recursos naturais e de sua biodiversidade. Isso porque já se provou que é possível gerar renda para a população local e para o país sem destruir o habitat natural das inúmeras espécies que vivem ali – muitas ainda desconhecidas pelo homem.

Um dos impactos mais visíveis desse desmatamento refere-se à mudança climática mundial, já que a capacidade da floresta de absorver o gás carbônico (CO2), um dos gases que é responsável pela aceleração do aquecimento global, está sendo reduzida drasticamente. Por outro lado, a queima das árvores tem sido a grande responsável pela maior liberação de CO2 na atmosfera. Ameaçada, a complexa vida existente na Floresta Amazônica, que levou milhões de anos para se desenvolver, está sendo extinta.

A ameaça continua presente, principalmente nos interesses comerciais que atuam fortemente na região. Ainda hoje ambientalistas e civis são ameaçados e até mortos por tentarem preservar a floresta e a população local.

Você pode participar da defesa da floresta. Afilie-se a uma organização de sua confiança, cobre os políticos de sua cidade ou mobilize a sua família, a sua comunidade ou os seus amigos de escola para atuar em iniciativas que defendam a preservação da Floresta Amazônica.

Saiba mais sobre a Floresta Amazônica:

Projeto PRODES – Monitoramento da Floresta Amazônica por satélite

Projeto do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) que monitora o desmatamento da Floresta Amazônica.

Amazônia.org

Portal completo sobre a região amazônica.

Instituto Mamirauá

Site de duas reservas situadas na Amazônia: Amanã e Mamirauá. Informações sobre pesquisa, manejo e desenvolvimento sustentável.

Mapas interativos IBGE

Mapas que mostram a biodiversidade, o bioma e muito mais em relação a cada região do Brasil.

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

Portal do IPAM que desenvolve pesquisas multidisciplinares na região amazônica.

Programa Áreas Protegidas da Amazônia

Programa do Governo Federal a fim de expandir e fortalecer o Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC) na Amazônia.