Busca  
  A matriz negra   
Pluralidade Cultural  

A Diáspora Negra
O termo diáspora significa dispersão ou semear. Para os antigos gregos, o termo estava associado a ideias de migração e colonização. Já na tradução grega alexandrina, o vocábulo designava a dispersão dos judeus exilados na Palestina como uma maldição: “Serás disperso por todos os reinos da terra”. Com o passar dos tempos, transformou-se em termo de opressão, em que o outro é confinado dentro de territórios diferentes do país de origem.

A Diáspora Negra existe nos países que apresentam um número significativo de negros que tiveram uma história de escravização e dominação ao longo dos tempos. Muitas pessoas foram retiradas de sua região de origem, principalmente da África, tornando-se escravas em várias localidades do mundo, especialmente no oriente médio, durante a expansão do império turco-otomano (árabe), e nas expansões marítimas dos europeus pelos chamados novos mundos.

Na história, a África teve seu povo e suas terras invadidas pelas potências estrangeiras, e logo em seguida pela instauração do sistema colonial. Antes da escravização dos africanos, a maior parte dos territórios africanos era governada por seus próprios reis, rainhas, chefes de clãs e de linhagens, em impérios, reinos, comunidades e unidade políticas de porte e natureza diversas. As sociedades africanas tinham suas religiões, cultuavam suas divindades e apresentavam uma boa organização familiar.



O continente africano em sua completude acabou sendo dominado pelas potências bélicas, as quais iniciaram o processo de escravizar as pessoas levando em consideração a raça. Após a dominação, o território africano foi dividido em colônias de várias dimensões. Este continente não foi assaltado apenas no que tange sua soberania e independência, mas também seus valores culturais.


Muitas terras foram divididas e os povos escravizados, e consequentemente uma série de  situações adversas assolaram a África e os africanos. A escravidão foi uma forte fonte de renda para os europeus, a qual desestabilizou todo o modo de vida africano e distribuiu as etnias por todo o mundo. Podemos encontrar afrodescendentes na América do Norte, América Central, América do Sul e por toda a Europa.




   Nesta matéria
Visão geral
Rotas africanas
Negros da diáspora
Os negros da diáspora pelo mundo
Próxima