Busca  
  Geopolítica   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Amazônia Legal

A Amazônia Legal foi criada em 1966 como a área de atuação da Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) e compreende mais da metade do território brasileiro. Todos os números da Amazônia Legal impressionam por sua grandiosidade:


  • Criada em 1966, a Amazônia Legal abrange 5,2 milhões de quilômetros quadrados, 61% do território brasileiro. Além do estado do Amazonas, compreende também o Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e partes do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.
  • A delimitação geográfica da área foi criada por meio de um dispositivo de lei para promover planejamento econômico, desenvolvimento regional, facilitar sua gestão, supervisionar investimentos, coordenar planos e desenvolver programas específicos na região.
  • Em apenas 2 quilômetros quadrados de mata, foram identificadas cerca de 300 espécies vegetais. Até hoje foram catalogadas 2.500 espécies.
  • Mais de 260 espécies da flora local estão sendo usadas em experimentos científicos no Brasil.
  • O subsolo também é riquíssimo: há reservas de ferro, bauxita, sal-gema, manganês, calcário, cassiterita, gipsita, linhita, cobre, estanho, chumbo, caulim, diamante, níquel e ouro.