Busca  
  Astronomia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Bobboz /SHUTTERSTOCK

O Sol é o centro do Sistema Solar. Ao seu redor estão os planetas, divididos em dois grupos: terrestre ou telúrico, formado basicamente por rochas e metais, além de possuírem densidade relativamente alta e baixa rotação; gasoso ou joviano, formados basicamente de gases, com superfície sólida, baixa densidade e alta rotação. Além disso, no Sistema Solar todos os gasosos possuem anéis e muitos satélites.

Entre Marte e Júpiter situa-se o Cinturão de Asteroides, onde também se localiza o planeta-anão Ceres. Já após Netuno está a região chamada de transnetuniana: é composta por corpos de dimensões reduzidas em comparação a outros planetas do Sistema Solar e devido a sua distância do Sol, esses corpos acabam se tornando mundos frios e congelados. É o caso de Plutão, Makemake, Haumea e Eris.

Segundo a União Astronômica Internacional, para ser considerado um planeta um corpo deve orbitar uma estrela, ter massa suficiente para a gravidade, ser moldado no formato esférico e ser o corpo dominante na sua vizinhança orbital.  Plutão, por exemplo, foi reclassificado em 2006, mesmo atendendo dois dos critérios-base para a classificação e um planeta. Ele possui dimensão relativamente pequena em comparação a outros corpos na região que orbita. Todos os outros corpos que satisfazem as característas de Plutão herdaram a nova nomenclatura.

Conheça um pouco das características que compõem o Sistema Solar. Na primeira etapa da viagem, passaremos pelo Sol, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Vamos lá?


 
 





   Nesta matéria
Dicas para pais e professores
O Sol
O Sol na rede
Mercúrio
Mercúrio aterrissa na rede
Vênus
Viagem virtual a Vênus
Terra
Marte
Vizinho misterioso
Vá para Marte pela rede
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
Próxima