Busca  
  Educação Física   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

O mundial de futebol

Bruna Tiso e Gisele Toledo


O francês Jules Rimet tinha um sonho: organizar um torneio de futebol que contasse com a participação de seleções de diversos países. Foi a partir desse sonho e de sua dedicação que em 1930, no Uruguai, aconteceu a primeira Copa do Mundo. Foram treze países participantes e dois jogos que abriram simultaneamente a edição: França 4 x 1 México e Estados Unidos 3 x 0 Bélgica. O primeiro gol foi do francês Lucien Laurent. A final foi entre Uruguai e Argentina, e o país sede venceu por 4 a 2.

Final da Copa do Mundo de 1930


GABRIEL BOUYS / AFP
Cafú levantando a taça do pentacampeonato do Brasil
De lá pra cá foram 19 mundiais, com 8 países consagrados campeões: Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Uruguai.

A Copa, que acontece a cada quatro anos, é o segundo maior evento esportivo do planeta, só perdendo para os Jogos Olímpicos.

O Brasil, país que mais ergueu a taça (cinco vezes no total: 1958, 1962, 1970,1994 e 2002), é o único que participou de todas as edições e será ele o responsável por sediar o evento em 2014.

Mas essa não é a primeira vez que nosso país receberá esse importante torneio. Em 1950, o Brasil foi o anfitrião chegando até a final da competição, perdendo a disputa para o Uruguai, diante de um Maracanã lotado, com 200 mil pessoas.

Essa partida histórica recebeu o nome de maracanaço, e é mais uma, dentre muitas histórias, que envolve esse esporte incrível que é o futebol, considerado a nossa paixão nacional.

Vamos saber que foram todos os campeões?
Na lista abaixo você verá o vencedor de cada edição mundial: