Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Museus: um passeio virtual
Quem nunca fez algum tipo de coleção?

Figurinhas, latinhas, selos, bonecas, entre outras coisas. Foi com esse mesmo desígnio de colecionar que foram criados os primeiros museus. O museu tornou-se o espaço onde são guardadas grandes coleções de objetos, arquivos históricos e artísticos, científicos entre muitos outros, geralmente, de valor cultural.

A necessidade de conhecer mais sobre o passado, os costumes, e a cultura de nossos antepassados, ou mesmo outras culturas, ampliou a importância dos museus. Atualmente vivemos em um mundo onde o avanço tecnológico nos proporciona diversos benefícios, e um deles é poder visitar importantes museus de todo o mundo. Que tal visitar os museus sem sair de casa? Boa parte dos acervos das mais importantes instituições está na internet, que oferecem informações gerais, imagens e exposições virtuais, feitas especialmente para os visitantes que chegam pela rede mundial de computadores.

Vamos conhecer agora alguns desses museus especializados nas mais diversas artes.


Os primeiros registros de exposições públicas são datados a partir do século 5 a.C. na Roma antiga. Peças e artigos diversos, como livros, estátuas de ouro, prata e bronze, armas e porcelanas, saqueados ou obtidos pelo exército, eram colecionadas pelos nobres e mostradas ao povo como forma de conquista e poder.





   Nesta matéria
Museus brasileiros
Mais museus pelo Brasil
Museus estrangeiros
 
 
Texto
 
Próxima