Busca  
  Gramática   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

Como se acentuam as palavras?


As palavras que possuem mais de uma sílaba classificam-se – de acordo com a posição de sua sílaba tônica – em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. As palavras de uma sílaba só, os monossílabos, podem ser tônicas ou átonas. Monossílabos átonos são aqueles que se apoiam na palavra seguinte ou na que os antecede:

O uso do cachimbo faz a boca torta.

Em algumas palavras, a sílaba tônica é necessariamente marcada por um acento gráfico. É esse acento que define o significado específico de tais palavras. Sua ausência dificulta o entendimento e pode modificar completamente o sentido das palavras. Veja:


revólver, revolver / tomara, toma


Perceba que a palavra revólver designa um objeto, sendo classificada gramaticalmente como um substantivo. Já a palavra revolver nomeia um verbo, uma ação. As duas formas do verbo 'tomar' indicam diferentes tempos verbais do modo indicativo, o futuro do presente conjugado na 3ª pessoa (tomará) e o pretérito do futuro (tomara), também na 3ª pessoa.


O acento gráfico que marca a sílaba tônica pode ser agudo (café), indicando também que a vogal é aberta, ou circunflexo (você), indicando vogal fechada.





   Nesta matéria
Classificação das palavras pela posição da sílaba tônica
Prosódia
Ditongo e hiato
Próxima