Busca  
 
XERXES I

Xerxes I (nasceu em cerca de 519 a.C. - Persépolis, 465 a.C.), rei da Pérsia. Era filho de Dario I. Subiu ao trono em 485 a.C. e seu primeiro ato foi sufocar uma revolta no Egito. Depois, dedicou-se à conquista da Grécia para vingar a derrota de seu pai em Maratona. Xerxes I queria também punir os gregos por terem tomado parte na rebelião jônica.

Em 483 a.C., reuniu talvez o maior exército já formado, com mais de 180 mil homens provenientes de todas as partes do império. Partiu com uma imensa esquadra construída pelos fenícios. Empregou duas fileiras de navios amarrados uns aos outros para formar uma ponte de 2 km de extensão sobre o estreito de Helesponto. Xerxes I passou da Ásia para a Europa pelo Estreito de Dardanelos e invadiu a Grécia (Ática).

Relevo mostra Xerxes I, rei da Pérsia.

Xerxes I entrou em Atenas e incendiou todas as casas e templos. Logo depois, sua esquadra foi destruída na batalha de Salamina. Temendo que sua linha de suprimentos fosse cortada, Xerxes I retornou à Pérsia deixando na Grécia uma força sob o comando de seu cunhado, Mardônio. Em 479 a.C. os gregos derrotaram Mardônio na batalha de Plateia. As forças de ocupação persas retiraram-se então, contribuindo para acelerar a vitória dos gregos. Xerxes I abandonou as conquistas militares e passou a dedicar-se à construção de monumentos e de seu palácio em Persépolis. Morreu assassinado por um de seus cortesãos em 465 a.C. Seu filho, Artaxerxes I, sucedeu-lhe no trono.