Busca  
 
SABIN, ALBERT
Albert Sabin vacina criança em 1970.

Albert Bruce Sabin, médico e microbiologista americano, de origem polonesa (Bialystok, 1906 - Washington, 1993). Criou a vacina oral contra a poliomielite.

Formado em Medicina pela Universidade de Nova York, trabalhou em hospitais do mundo todo, particularmente na Divisão de Doenças Infecciosas do Children’s Hospital Research Foundation. Fez a primeira demonstração do crescimento do vírus da poliomielite em um tecido nervoso humano fora do organismo, no Instituto Rockefeller para Pesquisa Médica. Em 1955, conseguiu aperfeiçoar uma vacina de vírus atenuado contra a moléstia, após dedicar-se ao seu estudo por 25 anos. Ele sustentava que a vacina oral de vírus atenuado conferiria maior imunidade que a injetável de vírus morto, descoberta por Jonas E. Salk em 1954, e protegeria o organismo contra a poliomielite sem causar a doença. Em 1957, testes comparativos entre as duas vacinas comprovaram sua tese e, logo, a vacina oral contra a pólio passou a ser usada em quase todo o mundo. Detentor de vários prêmios e comendas (Grã-Cruz do Mérito Nacional/Brasil, 1967; National Medal of Science/EUA, 1971; Medal of Freedom/EUA, 1986; Medal of Liberty/EUA, 1986) e eleito para a Academia Nacional de Ciências (EUA) em 1951.

Estudou a relação entre os vírus e alguns tipos de câncer a partir de 1961 e também desenvolveu vacinas contra a encefalite e a dengue. Em 1983, já doente, interrompeu suas pesquisas sobre uma vacina contra o sarampo, afastando-se das atividades científicas em 1988.