Busca  
 
HIDROTERAPIA
Casal em hidroterapia, tratamento de doenças que utiliza as variações de temperatura da água.

Método de tratamento das doenças pelo emprego de água. Os médicos utilizam a hidroterapia como meio auxiliar de outras formas de fisioterapia. Eles prescrevem vários tipos de banho e pulverizam, sobre a parte indicada, água a variadas temperaturas, para modificar a circulação do sangue. Os jatos podem ser dirigidos à superfície ou a cavidades do corpo. A água quente aplicada à superfície cutânea faz com que os pequenos vasos localizados perto dessa superfície se dilatem e se encham de sangue. Assim existe mais sangue disponível nas camadas exteriores da pele, para combater a doença nessa área.

Quando os médicos desejam que haja menos sangue nos tecidos superficiais, aplicam gelo ou água fria, o que faz com que os pequenos vasos se estreitem. Frequentemente, as aplicações de água quente e fria alternadas estimulam a circulação.

A hidroterapia é utilizada para melhorar a circulação e aliviar os espasmos musculares que ocorrem em certas doenças das juntas e dos músculos. Exercícios na água também ajudam os pacientes a recobrar forças em músculos fracos ou parcialmente paralisados.