Busca  
 
INVERTEBRADOS
Vespa, animal invertebrado do filo dos artrópodes, possui exoesqueleto quitinoso

Animais que não têm coluna vertebral. Os ossos que formam a coluna vertebral chamam-se vértebras. Portanto, os invertebrados são animais sem vértebras. Há mais de um milhão de espécies conhecidas de invertebrados, que foram divididas em vários grandes grupos chamados filos.

O filo dos poríferos é constituído de animais porosos conhecidos como esponjas. São animais aquáticos, de água doce ou salgada, fixos e de estrutura muito simples. Eles não têm células organizadas na forma de tecidos ou órgãos e seu corpo é perfurado por poros que fazem parte de um sistema de canais de circulação de água. Células especiais (coanócitos), com estruturas em forma de chicote (flagelo) na sua superfície, causam um fluxo de água pelo sistema de canais. Elas trazem, dessa forma, pequenas partículas de alimento para as células da esponja.

Lesma, animal invertebrado que constitui o filo dos moluscos, tem o corpo mole

O filo dos cnidários compreende animais aquáticos predominantemente marinhos, com formas fixas (pólipos) ou livres (medusas). Apresentam células urticantes (cnidócitos ou cnidoblastos). A hidra, a medusa, a caravela, a anêmona-do-mar e os corais são cnidários.

O filo dos platelmintos compreende os vermes de corpo chato, como as planárias e as tênias, em que certos sistemas rudimentares de órgãos já estão presentes. Os nematelmintos formam o filo dos vermes de corpo cilíndrico, com tubo digestivo completo, como as ascárides, o oxiúro, o ancilóstomo e a triquina. Os platelmintos e os nematelmintos são famosos pelas doenças que podem causar, como a teníase, a ascaridíase e a ancilostomose.

O filo dos anelídeos inclui os vermes cujo corpo é composto de segmentos. A esse grupo pertencem a minhoca e a sanguessuga.

Os equinodermos formam o filo de animais marinhos com espinhos e esqueleto formado por placas calcáreas, como a estrela-do-mar, o ouriço-do-mar, o pepino-do-mar e o lírio-do-mar.

O filo dos moluscos constitui-se de animais de corpo mole que geralmente vivem dentro de conchas.

Os artrópodes formam o maior filo animal em maior número de espécies. É constituído de animais que têm pernas e apêndice articulados e um esqueleto externo (exoesqueleto) quitinoso, semelhante a uma armadura. Compreende os insetos, os aracnídeos e os crustáceos.

O filo dos cordados é constituído de animais que apresentam no dorso uma estrutura chamada notocorda, que é um bastão dorsal semiflexível formado por grandes células e que dá suporte aos animais. Nos vertebrados, essa notocorda, no fim da vida embrionária, dá lugar à coluna vertebral, porém existem cordados invertebrados, como as ascídias, as salpas e o anfioxo.