O que são enzimas digestivas?

As enzimas digestivas são catalisadores biológicos liberados no interior dos órgãos do sistema digestório e que promovem reações químicas que reduzem a moléculas menores os compostos orgânicos presentes nos alimentos, permitindo que eles sejam absorvidos e utilizados pelo organismo.

As principais enzimas que agem no processo de digestão humana são:

- amilase salivar ou ptialina, produzida pelas glândulas salivares; eliminada na boca (saliva), age sobre moléculas de amido, reduzindo-as a açúcares menores.

- pepsina, produzida por células da parede do estômago, faz parte do suco gástrico que é liberado no estômago; age sobre as proteínas, transformando-as em oligopeptídios.

- tripsina, produzida pelo pâncreas, faz parte do suco pancreático; liberada no duodeno, age sobre os oligopeptídios, transformando-os em aminoácidos (termina a digestão das proteínas).

- amilase pancreática, produzida pelo pâncreas, faz parte do suco pancreático; liberada no duodeno, age sobre as moléculas de amido, reduzindo-as a moléculas de glicose.

- lipases, produzidas pelo pâncreas, fazem parte do suco pancreático; liberadas no duodeno, agem sobre as moléculas de gordura, reduzindo-as a ácidos graxos.