Busca  
  Personalidades   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Tiradentes, o herói do Brasil
O dia 21 de abril de 1792 amanheceu com uma tensão diferente no ar. Depois de um longo julgamento, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, seria enforcado em praça pública. Único condenado à morte pela participação na Inconfidência Mineira – todas as outras penas capitais foram comutadas para degredo –, Tiradentes caminhou pelas ruas do centro do Rio de Janeiro até o local da execução. Cabelo e barba raspados – como era costume na época –, pediu ao carrasco que acabasse logo com seu martírio. Morria o homem. O mártir nasceria um século mais tarde.

Leia no Klickeducação

Minas Gerais 3 – Urbanização e revoltas

O Ciclo do Ouro levou prosperidade às Minas Gerais. Mas causou também um descontentamento crescente dos colonos em relação às ordens da Metrópole. Em Vila Rica, essa situação culminou com a Inconfidência Mineira.

Rebeliões 4 – Lutas por emancipaçãocipação
O declínio da produção do ouro aumentou o descontentamento dos colonos, que começaram a sonhar com a emancipação. Conheça as razões da Inconfidência Mineira, seus principais personagens e a e história da condenação de Tiradentes.