Plano de Aula | Multimídia | Glossário

Olá Visitante 
Glossário

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A

abióticos

A água, a luz, o calor e o solo fazem parte dos fatores abióticos de um ambiente.

abstracionismo informal

Reação nuclear na qual um átomo se divide em dois novos átomos. Esse processo libera energia.

achados arqueológicos

São vestígios materiais de civilizações ou de culturas do passado, geralmente já extintas.

acionista

Existem dois tipos de acionista. O majoritário possui o controle acionário de uma empresa por deter quantidade suficiente de ações com direito a voto. Isso lhe permite ter opinião decisiva nos principais projetos. Já o minoritário é aquele que, em uma empresa, possui uma quantidade pequena de ações com direito a voto.

ações

Ação é um documento que serve para indicar a propriedade (aquisição) de uma fração do capital social de determinada empresa.

O proprietário de uma empresa pode vender ações dessa empresa na bolsa de valores. O dinheiro recebido com a venda serve, por exemplo, para financiar novos projetos da empresa. O preço de uma ação pode aumentar ou cair de acordo com as leis de oferta e procura, pelo grau de expectativa de retorno de lucros que as pessoas depositam na empresa, pelos resultados que ela anuncia em seus balancetes, entre outros fatores.

ações afirmativas

São políticas que visam a criar meios para que as pessoas socialmente discriminadas possam competir em condições iguais na sociedade. Essas ações podem ser estabelecidas na educação, na saúde, no mercado de trabalho, em cargos políticos ou onde seja constatado um quadro de desigualdade e exclusão.

As políticas de ações afirmativas já foram implementadas em outros países, e não só nos Estados Unidos e no Brasil, como muitos imaginam.

ações antropogênicas

Ações ou modificações provocadas por seres humanos

acusações injustas de plágio

Machado de Assis, sob o pseudônimo de Eleazar, afirma que o romance O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, é cópia de uma obra do escritor francês Émile Zola.

Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da dengue no Brasil, entretanto, existem outros vetores como o Aedes albopictus, um importante vetor da dengue na Ásia. Embora o Aedes Albopictus seja encontrado também no Brasil, sua participação na transmissão da doença não foi comprovada aqui.

Afrikaners

Termo criado pelos boers nascidos na África do Sul para se diferenciar dos africanos. Com isso, valorizavam sua origem europeia.

afrocentrismo

Visão de mundo a partir da óptica cultural da diáspora africana.

agentes secretos

Funcionários dos governos ou da polícia que investigam as diversas esferas de poder. É comum disfarçarem as suas reais identidades, para obtenção de informações sigilosas econômicas, militares e políticas. Costumam ter uma ampla formação técnica e cultural e falar diversos idiomas.

ajuste fiscal

Conjunto de medidas que o Governo Federal adota com o objetivo de equilibrar as receitas (soma total do dinheiro arrecadado) e as despesas (gastos) do setor público.

Al Qaeda

Organização fundamentalista islâmica de práticas terroristas. Fundada no final dos anos 1980 pelo saudita Osama bin Laden, especializou-se em ataques contra alvos prioritariamente norte-americanos, vistos como os grandes inimigos do mundo muçulmano. A organização foi apontada como a principal responsável pelos atentados do dia 11 de setembro de 2001, que destruíram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono, sede da inteligência militar dos EUA, em Washington.

alcandorado

Exaltado, encantado.

Alexandria

Uma das cidades mais importantes da antiguidade, Alexandria é a segunda maior cidade do Egito (ficando atrás apenas do Cairo). Possui o maior porto do país e é um grande ponto turístico. Seu território se estende por 32 quilômetros pela costa do Mediterrâneo e também é o local onde está situada a famosa biblioteca de Alexandria. Possui uma grande reserva de gás e petróleo e é ponto de encontro entre Europa, África e Ásia, já que está ligada ao Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

aliança política

União de dois ou mais partidos para reforçar candidaturas em determinada eleição. A influência do prestígio de um candidato em uma região em que o outro político é pouco conhecido e o tempo de propaganda eleitoral que se soma, são dois grandes benefícios da aliança partidária, também conhecida como coligação.

alterar pontos de sua estética

Há grande diferença entre os primeiros romances de Eça e os da fase final de sua carreira, considerada “pós-realista”, como é possível perceber em As cidades e as serras e A ilustre casa de Ramires.

AM

Amplitude Modulada

americocentrismo

Visão de mundo a partir da óptica cultural americana.

amorfos

Sólido que tem volume e forma fixos, porém não possui faces cristalinas e sua estrutura interna apresenta pouca regularidade.

analfabetismo funcional

Denominação dada a pessoas que, mesmo possuindo a capacidade de decodificar palavras, frases, sentenças e mesmo textos curtos não demonstram habilidade para interpretá-los.

André Brink

Poeta, romancista, ensaísta e professor de inglês da Universidade da Cidade do Cabo, Brink nasceu na África do Sul em 1935. Ganhou notoriedade nos anos de 1960 por denunciar as injustiças do Apartheid em suas obras e obteve aclamação internacional.

antioxidantes

Moléculas capazes de inibir reações de oxidação dos radicais livres com moléculas presentes em nosso corpo, minimizando danos, entre eles, o envelhecimento.

antíteses

figura de linguagem que aproxima expressões ou palavras de sentidos opostos.

aplicações financeiras

Emprego de valores em algum dispositivo do sistema financeiro (poupança, conta investimento, ações etc.) com o objetivo de obter rendimento (lucro).

argíria

Coloração anormal da pele, que fica castanho-azulada

Arrecadação de fundos

Arrecadar fundos através de eventos, doações ou venda de materiais é permitido desde que depositados em uma conta única, em nome do candidato e com recibos eleitorais. Dinheiro vivo, no entanto, não pode ser recebido e os gastos não podem ultrapassar o limite fixado pelo partido.

Artigo 5º

O Artigo 5º da Constituição dos EUA diz: "Sempre que dois terços dos membros de ambas as Câmaras julgarem necessário, o Congresso proporá emendas a esta Constituição ou, se as legislaturas de dois terços dos Estados o pedirem, convocará uma convenção para propor emendas que, em um e outro caso, serão válidas para todos os efeitos como parte desta Constituição, se forem ratificadas pelas legislaturas de três quartos dos Estados ou por convenções reunidas para esse fim em três quartos deles, propondo o Congresso uma ou outra dessas maneiras de ratificação. Nenhuma emenda poderá, antes do ano de 1808, afetar de qualquer forma as cláusulas primeira e quarta da Seção 9, do Artigo I, e nenhum Estado poderá ser privado, sem seu consentimento, de sua igualdade de sufrágio no Senado".

Artigo 60

Da Emenda à Constituição
Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:
I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;
II - do Presidente da República;
III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
§ 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.
§ 2º - A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.
§ 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.
§ 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
I - a forma federativa de Estado;
II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
III - a separação dos Poderes;
IV - os direitos e garantias individuais.
§ 5º - A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

as três falhas em Alcântara (MA)

A primeira falha ocorreu em 1997. O VLS-1, em sua primeira tentativa de alcançar o espaço, apresentou falhas técnicas e explodiu pouco depois de um minuto após o lançamento.

Em 1999, numa outra tentativa de alcançar o espaço, o VLS-1 foi mais uma vez destruído, novamente por uma falha técnica, após três minutos e vinte segundos do lançamento.

Em 2003, poucos dias antes de seu lançamento, a terceira versão do VLS -1 explodiu na rampa de lançamento matando 21 pessoas

astenosfera

camada terrestre abaixo da litosfera, situada entre 100 km e 400 km de profundidade média. Principal local de geração de magmas, responsável (provável) pela dinâmica das placas tectônicas.

astroblemas

Crateras formadas pelo impacto de meteoritos, asteroides ou cometas contra a superfície da Terra, em estado avançado de erosão.

ativos

É o conjunto de valores representativo das aplicações do patrimônio e capital de uma empresa.

autóctones

Aquele que se origina no local onde é encontrado.

latões para coleta seletiva

Cada cor representa um tipo de material: azul - papel/papelão; vermelho – plástico; verde – vidro; amarelo – metal.


Proposta | Expediente | Fale conosco | Cadastre-se