Plano de Aula | Multimídia | Glossário

Olá Visitante 
Proposta
O site Jornalismo Educativo é um laboratório de experiências de educação com uso da mídia. É um outro olhar para a leitura cotidiana dos principais assuntos da imprensa brasileira, que se preocupa com os contextos em que as notícias são produzidas e suas conexões.

Se as notícias diárias são comentadas nas rodas de conversas, nada melhor do que levá-las para dentro da sala de aula, tratá-las com seriedade, oferecendo um olhar mais atento ao que está por trás da notícia, mostrando quais fenômenos estudados na escola se relacionam com aqueles temas. Afinal, a teoria e a prática andam de mãos dadas, e é preciso relacioná-las.

Por isso, este site não pretende ser apenas uma alternativa inovadora de jornalismo especializado, mas também de processo de aprendizagem com uso da interdisciplinaridade e da transversalidade.

O site foi idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein (idealizador também do site Catraca Livre e da Associação Cidade Escola Aprendiz) e pelo Sistema Educacional Brasileiro (SEB).

Nossas seções


Não há uma fórmula para a utilização do site, pois ele foi criado para ser utilizado pelo leitor autônomo e está em constante transformação. O que fazemos são propostas de leituras, destacando alguns aplicativos que podem satisfazer as necessidades do aluno – principalmente o do ensino médio –, do professor e de todos aqueles que não perderam o prazer em aprender.

Um exemplo desse tipo de aplicativo é o Glossário, que pretende desmistificar alguns termos que fogem aos não iniciados na leitura do jornalismo diário, para oferecer uma melhor compreensão da notícia. Ele pode ser encontrado durante a leitura da notícia ou consultado no banco desses termos.

O Roteiro de aula é outro aplicativo, de suporte ao professor. Uma seleção de temas com propostas de abordagens a serem trabalhadas em sala de acordo com o seu conteúdo programático, que parte sempre de um assunto da atualidade. Ou, como é dito no próprio jornalismo, a notícia é o “gancho” para a aula.

Com um caráter ainda mais transversal, há os aplicativos de Multimídia. São vídeos, jogos, animações, entre outros materiais, que complementam esse quadro educativo com auxilio das diversas linguagens disponíveis.

Boa leitura!

Proposta | Expediente | Fale conosco | Cadastre-se